No ano de 2012 um grupo de estudos e pesquisas científicas se formou na escola Ana Libória. Os componentes eram os alunos José Roberto Souto Maior, Railane Diniz Farias e Kézia Souza Lima, coordenados pelo professor de biologia Diego Araújo de Almeida. Tal grupo tinha como principal objetivo introduzir alunos de ensino médio em investigações científicas.
O primeiro projeto criado pelo grupo teve início em março de 2012 e foi intitulado “Fotossíntese e a Conversão de Energia Solar”. Baseado em pesquisas criteriosas, buscava explicar como um chip catalisador especial (criado pelo químico Daniel Nocera) conseguia realizar a transformação de energia elétrica através da imitação da fotossíntese realizada pelas plantas, e os possíveis resultados da aplicação desta nova tecnologia na sociedade a fim diminuir os gastos com energia elétrica.
Em outubro do mesmo ano o projeto “Fotossíntese e a Conversão de Energia Solar” ganhou em 1º lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima (XX FECIRR) e por isso o grupo teve a oportunidade de apresentar-lo na feira de ciências de nível nacional “XVIII Ciência Jovem” que ocorreu em Recife- PE.
(Railane,
Kézia e José Roberto respectivamente, segurando e troféu de 1º
lugar)
Em 2013 o aluno José Roberto se desligou do grupo, mas os componentes restantes continuaram realizando pesquisas voltadas para ciências. Dando prosseguimento, foi elaborado o projeto “Micropropagação do Abacaxi Pérola”. Realizado com pesquisas e testes feitos no laboratório da Biofábrica, localizado no CCA ( Campus de Ciências Agrárias) da UFRR, teve como objetivo criar um método ideal para a produção da espécie de Abacaxi Pérola através do método de Micropropagação.
O projeto “Micropropagação de Abacaxi Pérola”
foi um dos premiados na Feira de Ciências do Estado de Roraima do ano passado,
XXI FECIRR, ficando com o terceiro lugar. Como premiação o grupo pode
participar novamente da “XIX Ciência Jovem” que ocorreu em outubro de 2013 em
Recife-PE.
Cultivo de Abacaxi "in vitro".
“Micropropagação
de Abacaxi Pérola” também foi um dos escolhidos, dentre a seleção de projetos
que ocorreu no Brasil inteiro para participar da Feira Brasileira de Ciências e
Engenharia (FEBRACE), que ocorrerá entre os dias 17 à 21 de março de 2014, na
USP em São Paulo.