quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cordeis de Rodrigo Pirrito



   Botânico, professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima e cordelista nas horas vagas, Rodrigo de Oliveira é natural de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Neto do poeta popular Urbano de Souza Costa (“Seu Pirrito” de Glória do Goitá-PE) e irmão do cordelista Rafael de Oliveira, Rodrigo começou a escrever contos de cordel em 2008, dois anos após ter escolhido Roraima para viver.
   Segundo Rodrigo, sua principal inspiração para iniciar este trabalho foram as belezas da Amazônia e o Trio Roraimeira – grupo de artistas locais que retratam em músicas e poesias, história, lenda  e cultura de Roraima. “Quando cheguei a Roraima, em março de 2006, para dar aulas, me deparei com as belezas naturais da região: savana em meio à floresta amazônica, isso me chamou muito a atenção”, disse.
   Com o tempo, Rodrigo começou a se interessar pela cultura da região. Poesias, artistas e curiosidades em geral que levaram o, até então, professor universitário, a arriscar os primeiros versos de cordel, incentivado pela visita do irmão cordelista a Roraima. Este que lhe passou às técnicas e os primeiros passos dos contos.
Todas as obras estão disponíveis para leitura no site Recanto das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário